terça-feira, 25 de outubro de 2011

O PIANO


O piano é um instrumento musical de cordas percutidas .

O som é produzido por peças feitas em madeira e cobertas por um material (geralmente feltro) macio e designados martelos, e sendo ativados através de um teclado, tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal. As cordas vibram e produzem o som.

O piano de cauda tem a armação e as cordas colocadas horizontalmente. Necessita por isso de um grande espaço, pois é bastante volumoso. É adequado para salas de concerto com tetos altos e boa acústica. Existem diversos modelos e tamanhos, entre 1,8 e 3 m de comprimento e 620 kg.
O piano de armário tem a armação e as cordas colocadas verticalmente. A armação pode ser feita em metal ou madeira.
 
Praticamente todos os pianos modernos têm 88 teclas . Muitos pianos mais antigos têm 85 teclas. Também existem pianos com 8 oitavas, da marca austríaca Bösendorfer. As teclas das notas naturais (dó, ré, mi, fá, sol, lá e si) são brancas, e as teclas dos acidentes (dó #, ré #, fá #, sol # e lá # ) na ordem dos sustenidos e as correspondentes ré b, mi b, sol b, lá b e si b na ordem dos bemóis  são da cor preta. Todas são feitas em madeira, sendo as pretas revestidas geralmente por ébano e as brancas de marfim ou material plástico.

Os pianos têm geralmente dois ou três pedais, sendo sempre o da direita o que permite que as cordas vibrem livremente, dando uma sensação de prolongamento do som. Permite executar uma técnica designada legato, como se o som das notas sucessivas fosse um contínuo. Compositores como Chopin usaram nas suas peças este pedal com bastante frequência.
 O pedal esquerdo é o chamado una corda. Nos  pianos de cauda há um mecanismo que desvia muito ligeiramente a posição dos martelos. Isto faz com que uma nota que habitualmente é executada quando o martelo atinge em simultâneo três cordas soe mais suavemente pois o martelo atinge somente duas. O nome una corda parece assim errado, mas nos primeiros pianos, mesmo do inventor Cristofori, o desvio permitia que apenas uma corda fosse percutida. Nos pianos verticais o pedal esquerdo consegue obter um efeito semelhante ao deslocar os martelos para uma posição de descanso mais próxima das cordas.
O pedal central, chamado de sostenuto possibilita fazer vibrar livremente apenas a(s) nota(s) cujas teclas estão acionadas no momento do acionamento dos pedais. As notas atacadas posteriormente não soarão livremente, interrompendo-se assim que o pianista soltar as teclas. Isso possibilita sustentar algumas notas enquanto as mãos do pianista se encontram livres para tocar outras notas, o que é muito útil ao realizar, por exemplo, passagens em baixo contínuo. O pedal sostenuto foi o último a ser incrementado ao piano. Atualmente, quase todos os pianos de cauda possuem esse tipo de pedal, enquanto entre pianos verticais ainda há muitos que não o apresentam. Em muitos pianos verticais, nos quais o pedal central de sostenuto foi abolido, há no lugar do pedal central um mecanismo de surdina, que serve apenas para abafar o som do instrumento.

Recentemente os chamados pianos elétricos passaram por uma grande evolução. Têm exatamente o mesmo número de teclas do piano acústico e aproximam-se cada vez mais do seu som. Muitos possuem ainda sons de outros instrumentos musicais, como os teclados eletrônicos. O 'som' do piano elétrico é na verdade uma gravação do 'som autêntico' de um piano, por isso, cada vez que se toca uma tecla, o 'som' é reproduzido em teclas chamadas de 'sensitivas', pois simulam a intensidade sonora do piano convencional.

10 comentários:

  1. Ana Cristina, moro em BH, meu nome é Daniel e tenho interesse em começar a aprender piano (aulas particulares). Tentei contato por meio do telefone indicado aqui em seu blog algumas vezes e não obtenho resposta. Qual seria a melhor forma/horário para contatá-la? Pode entrar em contato comigo pelo e-mail vinculado a essa conta mesmo!

    Grato,
    Daniel Gomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel.
      Creio que por ser período de férias, vc tem tido dificuldade em me encontrar. Dia 1o. de fevereiro as aulas recomeçam , aí fica mais fácil me achar. Normalmente os melhores horários para me encontrar são segunda , quinta , sexta e sábado, tarde e noite. Pode me enviar um email: anacbabreu@yahoo.com.br. eu olho todos os dias. Se quiser, me dê seu telefone através do meu email, que ligo para vc.
      Um abraço
      Ana

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Onde vc dá aulas e qual o valor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Will, Agora é que vi sua msn. Dou aulas no Prado. Próximo a Av. Amazonas, 2 quarteirões. Em 2014 serão 125,00 mensais com aulas de uma hora.
      anacbabreu@yahoo.com.br

      Excluir
  4. OI, Will, Agora é que vi sua msn. Dou aulas no Prado. Próximo a Av. Amazonas, 2 quarteirões. Em 2014 serão 125,00 mensais com aulas de uma hora.
    anacbabreu@yahoo.com.br

    ResponderExcluir